Geral

05 de 01 de 2023, 09:30

Diário

Tradição das janeiras volta a cumprir-se na região de Viseu

Veja o que os municípios têm preparado para o Dia dos Reis

presepio janeiras

Fotógrafo: D.R.

Os concelhos do distrito de Viseu vão voltar a cumprir a tradição e assinalar os Reis com as tradicionais janeiras que marcam esta altura do Ano Novo.

Em Viseu, as janeiras vão ser cantadas pela cidade entre sexta-feira (6 de janeiro), Dia dos Reis, e domingo (dia 8) no Rossio. A tradição vai ser cumprida por dezenas de grupos do grupo que promete dar as boas-vindas ao novo ano com as suas melodias.

Só para amanhã, a partir das 21h00, está marcada a primeira atuação que vai contar com as vozes do Grupo de Cantares “Os Pauliteiros” de Abraveses, da Associação Folclórica Cultural, Recreativa e Desportiva de Pereiras de Bodiosa, do Grupo Etnográfico de Várzea, Rancho Folclórico de Mundão, do Grupo de Cantares de Figueiró, do Grupo de Cantares da Associação de São Pedro de France e do Grupo de Cantares da Associação Os Amigos de Fragosela.

No fim de semana, estão marcadas mais atuações agendadas para as 14h00, 15h00 e 21h00 de sábado (dia 7) e para as 15h00 de domingo.

Já o Teatro Viriato acolhe nesta sexta-feira, às 21h00, o Concerto de Ano Novo e Reis organizado pela Câmara Municipal e protagonizado pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

Na freguesia de Rio de Loba, no domingo, ocorre o encontro organizado pelo Grupo de Cantares Pedra Moura na Igreja Paroquial a partir das 15h00, com a participação de grupos de Sátão, Penalva do Castelo e Carregal do Sal.

Em Orgens, no sábado, o Salão Polivalente do Centro Social e Cultural recebe outro encontro que junta a partir das 21h00 a Tuna Regional da instituição, o Rancho Folclórico São Salvador de Grijó, o Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense e o Grupo de Cantares de Salzedas.

Em Castro Daire vai ter lugar o 22.º Encontro de Cantares de Janeiras e Reis neste sábado na Igreja Matriz da vila, que recebe às 17h30 o Grupo Folclórico de Santa Maria de Cabril (Castro Daire), o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos), Rancho Folclórico de Nespereira (Cinfães) e Rancho Folclórico de Gens (Gondomar).

No município de Mangualde, a Igreja do Complexo Paroquial recebe no mesmo dia o concerto da Orquestra Poema e do Coro Magnus D´Om da Filarmónica de Santa Comba Dão. A iniciativa acontece pelas 21h30 e é de entrada livre.

Em Oliveira de Frades, a Igreja do Divino Espírito Santo, de Arca, recebe no domingo (dia 8) o 13.º Encontro “Cantar as Janeiras”, às 16h00. O evento contará as atuações do Grupo Coral da Igreja do Espírito Santo de Arca, da Comunidade de Covelo de Arca, da Fraditoadas, do Grupo da Associação Cultural e Recreativa dos Jovens de Vilarinho, do Grupo de Cantares, Cavaquinhos & Violas de Pinheiro, da Tocata do Rancho Folclórico de São João da Serra, do Grupo Pedra do Ar, da Cant'a3Vozes e do Grupo “Vozes D’Aldeia”.

Já em Penalva do Castelo, no dia 15 de janeiro, a Igreja da Misericórdia recebe às 14h30 a 22.ª edição do Encontro de Janeiras com a participação de grupos e associações musicais do concelho.

Ainda no mesmo concelho, vai também decorrer o 14.º Encontro de Cantares de Janeiras e Reis de Pindo neste sábado a partir das 18h00, na Igreja Matriz, com atuações do Grupo de Cantares de Pindo, da Tuna da USAVIS de Viseu, do Grupo Coral de Pindo, do Grupo Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara de Mangualde e da Tuna de São Martinho de Pindo.

Em Penedono, o Rancho Folclórico e Etnográfico local vai estar junto ao Castelo da vila, pelas 11h30, para cantar os Reis.

No concelho de Sátão, a Igreja de Santa Maria vai receber sábado o 23.º Encontro de Cantadores de Janeiras promovido pela autarquia local, pelas 19h00. No palco estarão os grupos Zaatam (Sátão), Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Alcofra (Vouzela), O Sincelo (Penedono) e Cordas d’Ouro (Cinfães).

Em São Pedro do Sul, o 7.º Encontro de Janeiras realiza-se este sábado, arrancando pelas às 21h00 na Igreja Paroquial de Santa Cruz da Trapa. No evento participarão a formação anfitriã Grupo de Trajes e Cantares de São Cristóvão de Lafões, do Grupo de Cavaquinhos de Queirã (Vouzela), do Grupo de Cantares de Bustelo (Águeda) e do Grupo de Violas e Cavaquinhos de Pinheiro de Lafões (Oliveira de Frades).

No mesmo dia, mas na Igreja das Termas, atuarão o Lucis Chorus e o Vozes Grupo Coral a partir das 21h30.

Também em São Pedro do Sul, o Inatel organiza no Cineteatro Jaime Gralheiro um outro encontro com a participação de doze grupos da região, agendado para começar às 15h00 de 15 de janeiro.

Já em Sernancelhe, o Exposalão é o palco do Encontro de Cantadores de Janeiras que terá lugar domingo a partir das 14h30 com a participação dos centros lúdicos do concelho e de outras formações folclóricas.

No concelho de Tabuaço, a Igreja Matriz de Valença do Douro abre portas no próximo domingo às 15h00 para a 15.ª edição do Encontro de Cantares de Janeiras, que vem percorrendo as freguesias do concelho. A edição deste ano contará com a participação de sete grupos locais, marcando o fim das festividades natalícias promovidas pelo município.

Em Vila Nova de Paiva, a primeira proposta cultural do ano será protagonizada pela Banda Musical Progressiva de Vila Cova à Coelheira, que sobe sábado ao palco do Auditório Municipal Carlos Paredes às 21h00. A atuação tem entrada livre.

Em Vouzela, o Encontro Concelhio de Cantares de Janeiras já vai na 29.ª edição, contanto este ano com 15 grupos que atuarão nos dias 7 e 14 de janeiro nas igrejas paroquiais de Ventosa e Alcofra, respetivamente, às 20h00.