Geral

01 de 09 de 2022, 11:17

Diário

Transporte a pedido já chegou a cerca de 2.000 pessoas

Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões fez o balanço do serviço "Ir e Vir", que passou a abranger todos os 14 concelhos da região

ir e vir transporte 33

Fotógrafo: D.R.

Cerca de 2.000 pessoas já utilizaram o serviço de transporte flexível a pedido "Ir e Vir", da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em apenas um mês e meio desde que o projeto entrou na sua segunda fase. O balanço foi feito pela entidade esta quinta-feira.

O serviço passou recentemente a abranger todos os concelhos que integram a CIM, sendo que a segunda fase arrancou a 18 de julho. O “Ir e Vir” garante agora o transporte público “em cerca de 850 localidades do território” servidas por uma frota de perto de 100 táxis, frisou o organismo.

O serviço permite à população deslocar-se de táxi “de forma cómoda, rápida e pelo preço de um simples bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros”.

O presidente da Comunidade Intermunicipal, Fernando Ruas, afirmou que esta adesão “é a prova de que a CIM, fruto de um profundo conhecimento do território, entendeu as necessidades de transporte da população”.

“Com muita satisfação constatamos que estávamos certos em avançar e fazer evoluir este audacioso projeto, capaz de atenuar boa parte das carências ao nível do transporte público de passageiros, que as zonas mais isoladas e populações mais fragilizadas do nosso território sentiam”, disse acrescentando que a CIM vai continuar a “introduzir melhorias neste serviço público, que consideramos essencial para o reforço da coesão social e territorial de Viseu Dão Lafões”.

A primeira fase deste projeto da CIM foi lançada a 1 de outubro de 2021 com o serviço municipal que, frisou a comunidade, “veio ligar todas as localidades (sem acesso a transporte público, ou que apenas tinham esse transporte em alguns horários) aos centros dos municípios”. Agora, também estão disponíveis os serviços intermunicipal, que liga as sedes de concelho, e de comboio, que liga todas as localidades dos municípios às estações e apeadeiros da Linha da Beira Alta.

O serviço está disponível nesta altura nos concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vila Nova de Paiva, Viseu, Aguiar da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela.

O serviço pode ser pedido todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados, em quatro horários: dois de ida e dois de volta. As reservas devem ser feitas até ao meio-dia do dia útil antes da viagem pelo número gratuito 800 10 20 30.

“Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado. No dia e hora marcada o utente só precisa de se dirigir ao ponto de paragem, identificado com o nome do serviço de transporte flexível ‘Ir e Vir’, e aguardar pelo táxi”, refere a CIM Viseu Dão Lafões.

O projeto visa “aumentar a cobertura de serviço público de transporte de passageiros na região, servindo áreas onde os transportes públicos não operam ou operam com pouca frequência”.