Geral

12 de 07 de 2022, 16:34

Diário

Dia do Emigrante está de volta a Vila Nova de Paiva

Queiriga, conhecida como a "aldeia mais francesa" de Portugal, vai receber o regresso das festividades no início de agosto

dia do emigrante vnpaiva

Fotógrafo: D.R./Arquivo

O concelho de Vila Nova de Paiva volta a comemorar, a 4 de agosto, o Dia do Emigrante após dois anos de interrupção devido à pandemia. A festa vai decorrer em Queiriga, a localidade conhecida como a aldeia mais francesa de Portugal.

O evento, que está inserido nas festas de Queiriga que decorrem também no início do próximo mês, é organizado pela Junta de Freguesia local, pela Associação "Os Queiriguenses" e pela autarquia local.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Marques, lembra que esta era uma festa que já decorria “há vários anos, embora, com a pandemia, tudo tenha ficado parado”.

“É sempre um dia de celebração da nossa diáspora porque o nosso concelho é muito rico na emigração para vários locais, em especial para França, permitindo-nos conviver com os emigrantes num dia próprio para eles, numa freguesia da nossa escolha”, afirma. Este ano, a escolha foi Queiriga, “que é a aldeia mais francesa de Portugal, onde a população emigrante é muito significativa”, recorda o autarca.

Paulo Marques destaca também as atividades que constam do programa. “Temos uma missa para começar, depois temos alguma animação, um lanche convívio com todos os emigrantes que se inscrevam e, à noite, temos uma atuação musical com a Quina Barreiros”, explica.

Tudo “para dar um pouco mais de cor e festa, que é isso que os nossos emigrantes querem porque estão ansiosos não só por vir para a sua terra como também para terem mais liberdade para festejar com os seus conterrâneos”, refere o presidente da Câmara.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Câmara Municipal, no Auditório Municipal e nas juntas de freguesia do concelho até 1 de agosto.