Geral

20 de 09 de 2021, 17:52

Diário

Vindimas no Távora Varosa já começaram com a expetativa de mais produção

Região abrange parte do norte do distrito de Viseu. Produção poderá atingir os cinco milhões de litros este ano.

Uvas em altura de vindimas

Fotógrafo: Igor Ferreira

A região demarcada do Távora Varosa já arrancou com as vindimas e os produtores esperam uma excelente colheita e uma produção de elevada qualidade na zona mais conhecida pela produção de espumantes, podendo atingir os cinco milhões de litros.

As vindimas começaram neste mês de setembro. O presidente da Comissão Vitivinícola Regional, José Pereira, revela-se bastante otimista com a produção deste ano e revela que a região também conhecida como Terras do Cister prevê agora um crescimento da produção em 40 por cento em comparação a 2020.

“Já iniciámos as vindimas em vários locais da região. Perspetiva-se uma boa produção em quantidade e qualidade. Não houve grandes problemas climatéricos no último ano, exceto pontualmente com geadas e granizos”, explica em declarações ao Jornal do Centro.

José Pereira acrescenta que os produtores da região têm tratado bem as suas vinhas e que não há pragas ou outras doenças que as assolem nesta vindima.

A região demarcada tem 2.180 hectares distribuídos por 1.300 produtores vinícolas. José Pereira reafirma que, para 2021, o Távora Varosa terá um crescimento de 50 mil hectolitros, ou seja, cinco milhões de litros. “É uma produção boa para a região. Poderia ser mais, mas é esta a nossa perspetiva”, conclui José Pereira.

O ano passado contou com uma quebra da produção a rondar os 50 por cento na zona que alberga os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tarouca e também algumas freguesias de Penedono, S. João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar e Lamego.