Geral

10 de 01 de 2022, 15:05

Diário

Viseu: Avenida Alberto Sampaio poderá ser transformada em zona pedonal

Câmara está a estudar o corte de trânsito no troço entre a Rua dos Casimiros e o Hotel Avenida

Avenida Alberto Sampaio Viseu

O trânsito pode ser cortado em parte da Avenida Alberto Sampaio, na cidade de Viseu, para dar lugar aos peões. A medida está a ser estudada pela Câmara Municipal.

A informação foi adiantada pelo presidente da autarquia, Fernando Ruas, que revelou que a proposta foi sugerida e teve a concordância da Associação Comercial.

Segundo o autarca, o objetivo passa por pedonizar o troço entre a Rua dos Casimiros e o Hotel Avenida.

“Aliás, as zonas pedonais que queremos implementar vão ser em parte da Alberto Sampaio e na Rua do Comércio. Acho que toda a gente ganhava: os moradores, os comerciantes e a população”, disse.

A Câmara de Viseu já teve de cortar o trânsito pelo menos por duas vezes por causa de obras na Alberto Sampaio. O último foi feito no passado fim de semana. Mas esta não vai ser a única mudança de mobilidade.


Semáforos poderão ser retirados

Os semáforos instalados nas avenidas Dr. Alexandre Alves e António Almeida Henriques (perto do Palácio do Gelo) para reduzir os atropelamentos e que são contestados por muitos automobilistas também podem vir a ser retirados, admitiu Fernando Ruas, que reconheceu a existência de problemas.

“Já os identificámos e vamos dizer à Comissão de Trânsito que aquela solução não deu resultado. E, se a Comissão concordar, tiraremos sem problema. Nós vamos confrontar no bom sentido a Comissão de Trânsito, dizendo que a decisão era boa intencionada mas não deu resultado e temos de resolver. Persistir no erro é a pior coisa para se fazer”, afirmou.

Fernando Ruas acrescentou que também quer concluir o projeto da Segunda Circular e alargar a estrada do Caçador.

O autarca criou também um novo plano para melhorar a mobilidade nas aldeias do concelho viseense. Fernando Ruas explicou que o objetivo passa por corrigir alguns pontos para facilitar o trânsito naquelas vias, além de alargá-las.

“Nós não podemos fazer duplicar as estradas todas até lá, mas há uma coisa que podemos fazer e vamos corrigir já obstáculos nomeadamente curvas, pontes mais estreitas e tudo o que seja facilitador para que o tráfego escoe de uma forma mais normal, além de aumentar o espaço das vias”, explicou.