Geral

17 de 04 de 2024, 10:41

Diário

Viseu com novo canil municipal em Rio de Loba

Equipamento está localizado junto ao recinto da Feira do Gado e tem um pavilhão destinado ao alojamento e outro dedicado aos serviços e apoio

inauguração novo canil viseu

Fotógrafo: Câmara de Viseu/José Alfredo

A Câmara de Viseu inaugurou ontem (16 de abril) o novo canil e gatil municipal. O Centro de Recolha Oficial (CRO) em Rio de Loba mereceu um investimento que rondou os 435 mil euros.

A nova infraestrutura vai receber animais vadios ou errantes encontrados na via pública ou capturados pelos serviços municipais.

A valência foi construída ao longo de dois anos, junto ao recinto da Feira do Gado, e conta com um pavilhão destinado ao alojamento e outro dedicado aos serviços e apoio. O projeto foi anunciado inicialmente em 2021, ainda no mandato do anterior executivo camarário (presidido então por Almeida Henriques).

O equipamento vai servir para dar resposta ao elevado número de animais errantes no concelho de Viseu, atuando na saúde e bem-estar animal e prevenindo situações que possam colocar em risco a segurança, a higiene e a saúde públicas.

O CRO também vai alojar animais cujo cuidado não esteja a ser garantido pelos donos e ainda animais agressores e outros que venham de recolhas compulsivas ou ações de despejo.

"Estou certo que, a partir de agora, estão garantidas as condições para tratarmos ainda melhor os nossos animais, pelo que este é um esforço municipal mais que justificado", afirmou o presidente da Câmara, Fernando Ruas, que destacou a responsabilidade da autarquia nesta matéria.

"Estamos conscientes de que a comunidade viseense dá um bom exemplo no tratamento e bem-estar animal e nós, Município de Viseu, temos também essa responsabilidade e consideramos que devemos ser igualmente responsáveis nessa matéria", acrescentou.

Além da inauguração do CRO, a Câmara de Viseu assinou ainda novos protocolos de colaboração com o Cantinho dos Animais Abandonados, garantindo apoios financeiros de mais de 70 mil euros para o acolhimento, tratamento e bem-estar dos animais e para a aplicação do programa CED (Capturar - Esterilizar - Devolver) em colónias de gatos. O Cantinho acolhe atualmente cerca de 600 animais.

Também foi inaugurada nesta terça-feira a obra municipal de repavimentação e instalação da iluminação pública na estrada da Esmoitada que liga o Centro Hípico de Rio de Loba à clínica veterinária do Cantinho dos Animais.