Geral

10 de 01 de 2024, 10:07

Diário

Temperaturas baixam a partir de quinta-feira, mas para já aguaceiros

IPMA prevê subida das temperaturas esta quarta-feira na região, mas massa de ar polar chega quinta-feira e com ela os termómetros vão atingir temperaturas negativas

nuvens céu 22

Viseu pode contar esta quarta-feira com céu muito nublado, períodos de aguaceiros fracos e ainda algumas abertas, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os meteorologistas apontam para uma subida da temperatura mínima na cidade para os 6 graus. A máxima mantém-se nos 9º.

No distrito, as máximas variam hoje entre os 8 (Penedono e Sernancelhe) e os 14 graus (Mortágua). O IPMA prevê 13º em Carregal do Sal e 12º em Armamar, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tabuaço, Tondela e Vouzela.

Em Nelas, Oliveira de Frades e Resende, a máxima prevista é de 11 graus. Estão também marcados 10º em Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Penalva do Castelo e Tarouca e 9º em Moimenta da Beira, São João da Pesqueira, Sátão e Vila Nova de Paiva.

Quanto às mínimas, elas atingem os 3 graus em São João da Pesqueira e os 4º em Penedono e Santa Comba Dão.

O IPMA prevê 5º de mínima nos concelhos de Carregal do Sal, Mangualde, Moimenta da Beira, Nelas, Penalva do Castelo, Tarouca, Tondela e Vila Nova de Paiva. Já Armamar, Castro Daire, Lamego, Mortágua, Oliveira de Frades, Sátão e Sernancelhe ficam com 6º.

Com 7 graus de temperatura mínima estão Cinfães, Tabuaço e Vouzela. Com 8º estão Resende e São Pedro do Sul.

Amanhã, quinta-feira (dia 11), prevê-se mais uma descida das temperaturas com Viseu a variar entre os 2º e os 7º.

Mínimas de -7 graus na Beira Alta nos próximos dias
Entretanto, o IPMA já atualizou a previsão do tempo para os próximos dias. Os meteorologistas preveem mínimas de até -7 graus em alguns locais da Beira Alta e do nordeste de Trás-os-Montes na sexta-feira (dia 12).

O instituto já tinha alertado para a possibilidade de emitir aviso de tempo frio para os distritos de Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança na quinta e sexta-feira.

Também na sexta e no sábado (dia 13), as temperaturas máximas nessas zonas não deverão ultrapassar os 3 graus, sobretudo nas terras altas. No interior Norte e Centro, os termómetros irão oscilar entre os 3º e os 8º.

A partir desta quinta-feira, Portugal continental recebe uma massa de ar polar continental que irá “gradualmente afetar o norte da Península Ibérica e posteriormente o sul” e provocar uma descida das temperaturas, sublinha o IPMA.

Está ainda prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, com impacto mais significativo na circulação rodoviária.