Geral

29 de 05 de 2023, 10:02

Diário

Viseu despede-se de maio com chuva

Trovoada, chuva e vento forte ditam aviso amarelo esta segunda-feira para o distrito. Temperaturas sobem nos próximos dias, preveem meteorologistas. No fim de semana a previsão de chuva continua na região

chuva mau tempo

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

A chuva vai continuar na região de Viseu e vai estender-se ao mês de junho, revelam as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Mesmo assim, os próximos dias também serão marcados por uma subida da temperatura máxima.

Esta segunda-feira (29 de maio), Viseu conta com a previsão de aguaceiros e uma máxima de 17 graus, sendo hoje o concelho mais ‘frio’ da região. A mínima atingirá os 12 graus. O distrito está hoje sob aviso amarelo das 12h00 às 21h00 devido à previsão de chuva e vento fortes acompanhados de trovoada.

No distrito Tabuaço regista as temperaturas mais elevadas com 22 graus de máxima prevista. Seguem-se Armamar e Moimenta da Beira com 21 graus, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul e Vouzela com 20º e Castro Daire, Lamego, Mortágua, Penalva do Castelo, Penedono, Sátão e Tarouca com 19º.

Os concelhos de Carregal do Sal, Cinfães, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Resende, Santa Comba Dão, Sernancelhe, Tondela e Vila Nova de Paiva chegam aos 18 graus de temperatura. As mínimas vão oscilar entre os 10 (Penedono) e os 15 graus (Tabuaço).

Na terça-feira (dia 30) a chuva continua acompanhada de uma subida ligeira da máxima para os 18 graus em Viseu. Já na quarta (dia 31) estão previstos períodos de precipitação e céu muito nublado com 20 graus.

Na quinta-feira (1 de junho), o dia começa com nuvens mas também acaba com aguaceiros. Viseu pode contar com 21 graus de máxima no Dia da Criança. E, na sexta-feira (dia 2), a cidade atinge os 22 graus num dia marcado por céu pouco nublado durante a manhã.

No fim de semana a previsão de chuva continua na região. O IPMA prevê 23 graus de máxima em Viseu no sábado e no domingo (3 e 4 de junho).