Geral

23 de 11 de 2022, 11:48

Diário

Água de Viseu com 'qualidade exemplar' para consumo

SMAS de Viseu e outras autarquias do distrito receberam galardão pela qualidade de água na entrega dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas, em Lisboa

diploma smas viseu 2022

Fotógrafo: D.R./Câmara de Viseu

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Viseu foram distinguidos com o prémio "Qualidade exemplar de água para consumo humano" pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).

A entrega dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas foi feita ontem (dia 22) em Lisboa, durante a 17.ª Expo Conferência da Água. O presidente da Câmara e do SMAS, Fernando Ruas, representou Viseu na cerimónia. Segundo a autarquia, este é o quarto prémio entregue à Águas de Viseu, que também o recebeu em 2013, 2014 e 2019.

"A atribuição simbólica deste selo vem reconhecer e reforçar, de forma pública, todo um trabalho de longos anos na consolidação de um serviço público de abastecimento de água e saneamento de qualidade, para todos os viseenses", sublinhou o autarca viseense, que frisou os investimentos feitos em equipamentos e infraestruturas de recolha, tratamento e abastecimento.

Ao todo, sete autarquias e entidades do distrito de Viseu receberam a distinção. Além do SMAS de Viseu, também foram distinguidas as autarquias de Armamar, Mangualde, Moimenta da Beira, São João da Pesqueira e Sátão e a empresa Águas do Planalto, que serve os concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela. Na vertente de água, foram distinguidas um total de cerca de 120 entidades gestoras.

Em 2021, Viseu tinha 99,90% de água segura depois de a ERSAR ter analisado a rede pública. Segundo o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, Carregal do Sal e Santa Comba Dão tinham uma taxa de 100%. Os restantes concelhos distinguidos tinham água segura acima dos 99%, à exceção de Tondela, que registava 95,66%.

Os Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos são uma iniciativa da ERSAR que visou distinguir as entidades gestoras que se destacaram pelo seu bom desempenho em 2021.