Geral

02 de 09 de 2021, 09:21

Diário

Viseu: mais de 30 atividades para assinalar o Mês do Alzheimer

Na programação, estão previstas conferências, apresentações de livros, oficinas de escrita criativa e cerâmica, passeios sensoriais, exposições e iluminação de locais da cidade

idoso

Viseu vai assinalar em setembro o Mês Mundial do Alzheimer com uma série de atividades.

A Câmara Municipal e as Obras Sociais de Viseu, através do Centro de Apoio Alzheimer Viseu, vão organizar um programa que assinale a efeméride com mais de 30 iniciativas e atividades. O programa foi apresentado na quarta-feira (1 de setembro).

Na programação, vai haver conferências, apresentações de livros, oficinas de escrita criativa e cerâmica e passeios sensoriais. Entre os destaques, está a iluminação no Largo de Santa Cristina e no Arquivo Distrital a partir das 21h00 do dia 20, véspera do Dia Mundial da Doença de Alzheimer (21 de setembro).

Além disso, também vai decorrer a exposição “Alzheimer e outras demências: Sinais de Alerta” na Quinta da Cruz de 3 a 30 de setembro. Outra das atividades previstas é o Café Memória, que vai decorrer no dia 25 na Quinta da Cruz.

A vereadora da Ação Social na Câmara, Cristina Brasete, promete um mês cheio de atividades que pretendem desmistificar a doença.

“Decidirmos dar as mãos não para comemorar o dia 21 de setembro, que tem outras comemorações em Viseu (feriado municipal), mas para comemorar um mês inteiro. Acho que isto é a prova de como nós queremos participar, informar, desmistificar e sobretudo não ter medo de falar das coisas, não ficar escondido em casa, não esconder os familiares que possam ter estes problemas e não nos escondermos quando uma situação destas nos bater à porta”, explica.

José Carreira, presidente das Obras Sociais de Viseu, destacou a importância de sensibilizar a população e de combater o estigma do Alzheimer “porque sabemos que o estigma ainda está fortemente enraizado na nossa comunidade”.

O dirigente realçou a exposição na Quinta da Cruz que visa dar conta dos sinais de alerta de Alzheimer “porque é importantíssimo que as pessoas conheçam esses sinais para que possam estar em alerta e fazer o que devem fazer em tempo útil, recorrendo ao médico de família ou ao médico que os segue”.

O Mês Mundial do Alzheimer em Viseu também vai dedicar-se, segundo José Carreira, aos cuidados a ter com as pessoas que sofrem da doença, “a atenção centrada na pessoa e a promoção da autonomia e da vida ativa”.

A iniciativa surge no âmbito da campanha do Mês Mundial do Alzheimer, que tem este ano como lema “Conhecer a demência, Conhecer a Doença de Alzheimer”.