Geral

21 de 06 de 2022, 17:07

Diário

Vouzela aposta na sustentabilidade da cortiça

Autarquia assinou protocolo de parceria com o Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça

cortiça vouzela

Fotógrafo: D.R./Câmara de Vouzela

A Câmara de Vouzela anunciou a assinatura recente de um protocolo de parceria com o Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (Cincork), sediado em Santa Maria de Lamas.

Segundo o executivo presidido por Rui Ladeira, o protocolo quer promover a participação do município em iniciativas e projetos ligados à sustentabilidade, economia verde e outras áreas, “nomeadamente através da vertente cortiça”.

A autarquia sustenta que a cortiça é “um material amigo do ambiente, biodegradável, reciclável e renovável e cuja floresta onde se desenvolve, o montado de sobro, contribui para a biodiversidade e a retenção de milhares de toneladas de carbono por ano”.

O presidente da autarquia, Rui Ladeira, diz que esta é uma parceria que espera que seja longa e realça a aposta do executivo na sustentabilidade dentro do concelho.

“O compromisso de Vouzela com a sustentabilidade, que em dezembro do ano passado obteve o selo de certificação Biosphere Destination, incute-nos uma responsabilidade acrescida, nomeadamente no uso de materiais mais sustentáveis para as atividades que dinamizamos ou projetos de promovemos. Aos poucos vamos introduzindo essas pequenas mudanças que entendemos ser consentâneas com o compromisso que assumimos”, afirma.

Na sequência deste protocolo, o FabLab do Cincork gravou e cortou em cortiça as letras do pórtico de entrada do Festival Gastronómico da Vitela de Lafões, bem como o nome dos cinco restaurantes que marcaram presença no certame.