Geral

13 de 05 de 2022, 09:00

Diário

Vouzela celebra este sábado o feriado municipal e o São Frei Gil

Autarquia vai homenagear duas personalidades, um rancho folclórico e uma empresa do concelho no Dia do Município

Vouzela (Rui Ladeira + vila e Câmara)

É já neste sábado (14 de maio) que é celebrado o feriado municipal em Vouzela, com a autarquia a homenagear algumas figuras locais, instituições e associações. A efeméride vai ser assinalada no mesmo dia em que se celebra a figura de São Frei Gil, o padroeiro da vila.

O presidente da Câmara, Rui Ladeira, revela que o município vai homenagear duas personalidades, uma coletividade e uma empresa ligadas ao concelho, a começar por Alberto Correia, “que foi uma pessoa muito ligada a Vouzela e teve um papel fundamental durante o seu percurso de vida com a fundação da Gráfica Vouzelense”.

“Além disso, também foi presidente de junta e esteve muito ligado a associações não só na prática de futebol mas também nos Bombeiros, na Sociedade Musical Vouzelense e noutras instituições. Portanto, teve um percurso extraordinário no concelho e na região e vamos prestar-lhe essa justa homenagem”, recorda.

Na cultura, acrescenta o autarca, será homenageado o Rancho Folclórico e Etnográfico ‘As Capuchinhas de São Silvestre’, “que foi fundado em 2020, mas nós estamos a fazer de forma consecutiva o reconhecimento das instituições que desenvolvem um trabalho cultural extraordinário na recriação das nossas práticas agrícolas e culturais ao longo de várias décadas e gerações”.

Já Rodrigo Magalhães, também natural do concelho, será homenageado pelo trabalho na área do desporto, estando ligado há 17 anos ao Benfica, onde está a coordenar os escalões juvenis. Segundo Rui Ladeira, ele viveu em Vouzela “até aos seus 25 anos, jogou futebol e estudou nas escolas do concelho”.

Como coordenador técnico de iniciação do Benfica, Rodrigo Magalhães tem coordenado as equipas dos sub-8 aos sub-15 do clube encarnado. “O Benfica ganhou a liga de campeões (Youth League) dos sub-19 e ele tem um trabalho estruturante muito forte neste sucesso. Portanto, para nós, é um enorme orgulho ter este jovem vouzelense a desenvolver a sua atividade e com grande reconhecimento e profissionalismo a nível nacional e internacional”, rematou o presidente da Câmara.

Na economia, a autarquia vai homenagear a Metalúrgica da Seixa, fundada em 1945 e considerada uma das empresas mais antigas a atuar no concelho.

No sábado, dia de São Frei Gil, será ainda realizado um percurso pedestre pelos caminhos do santo a partir das 9h00 e, depois da sessão solene, seguem-se as cerimónias religiosas como a procissão solene pela tarde fora.

O concelho de Vouzela tem uma população de 9.580 pessoas, dos quais 10 por cento são jovens até aos 14 anos. Em média, os trabalhadores por conta de outrem ganham 937 euros por mês no município. A taxa de mortalidade sénior foi de 8,8 por cento em 2021 e o concelho teve, há dois anos, uma taxa de desemprego de 5,5 por cento, segundo dados da Pordata.