Geral

21 de 01 de 2022, 17:37

Diário

Vouzela aprova 25 medidas de apoio às famílias e empresas

Câmara recupera medidas implementadas para minimizar o impacto da crise provocada pela Covid-19

Vouzela (Rui Ladeira + vila e Câmara)

A Câmara de Vouzela voltou a implementar medidas de apoio para ajudar a população, as empresas e as coletividades do concelho face à Covid-19.

A autarquia recuperou o plano de reação à pandemia, sendo esta a terceira vez que implementa este programa de apoio. Ao todo, o executivo presidido por Rui Ladeira aprovou um total de 25 medidas implementadas pelo município para minimizar o impacto da crise provocada pela Covid-19.

Algumas dessas ajudas são novas. O vice-presidente da autarquia, Carlos Oliveira, revela que foi aprovada uma redução de 50 por cento do tarifário de água, saneamento e resíduos sólidos a todas as instituições sociais, culturais e recreativas do concelho no primeiro trimestre deste ano.

A redução também se aplica a todos os pedidos de ligação de água e saneamento feitos durante todo o ano.

“Temos uma redução de 50 por cento das rendas sociais e habitacionais referentes ao trimestre. Temos também apoios para as famílias, as crianças e as escolas, a implementação da Estratégia Local de Habitação e uma medida nova que é a criação de bolsas de mérito a alunos residentes ou matriculados nas escolas do concelho”, acrescenta o vice-presidente.

Entre as medidas, também está incluída a prorrogação dos prazos dos licenciamentos das operações urbanísticas.

Quem tem negócios também não foi esquecido. Carlos Oliveira refere ainda que a autarquia de Vouzela também aprovou a isenção das taxas de licença por esplanadas e publicidade aos estabelecimentos comerciais, “essencialmente a nível da restauração e dos cafés”.

“E também temos a redução de 50 por cento do pagamento das taxas urbanísticas a todas as empresas que se instalem ou que venham a reforçar a sua atividade durante 2022. “Por outro lado, também temos a isenção do pagamento das taxas dos terrados das feiras e mercados”, refere.

A autarquia também tem medidas de apoio ao emprego, empreendedorismo e formação profissional.