Geral

11 de 02 de 2023, 08:11

Infografias

Lamego: a aposta no ensino superior e cultura (também)

Orçamento no valor de 38,5 milhões para o ano de 2023

info lamego 1

A Câmara Municipal de Lamego tem para este ano um orçamento no valor de 38,5 milhões de euros que aposta na habitação social, na criação da primeira residência para estudantes do ensino superior e no lançamento de novos projetos de requalificação urbana, como do Jardim da República, da Praça do Comércio e da Avenida das Acácias.

Com um investimento previsto de 1,7 milhões, a educação será uma das áreas de ação prioritárias do município, reforçada com a continuação da execução das competências transferidas da administração central (responsabilidade pelo funcionamento de todos os estabelecimentos de ensino público de jardim de infância, primeiro, segundo e terceiro ciclos e ensino secundário).
De acordo com a autarquia, "para além da atualização da carta educativa e da construção da residência universitária, projeto com financiamento já aprovado no PRR, será dada prioridade à remodelação e manutenção da escola básica 2/3 e da Escola Secundária da Sé", concluindo assim a requalificação da rede escolar iniciada em 2007.

No que respeita à cultura, o executivo quer "uma política cultural centrada na valorização da identidade e culturas locais, na promoção da cidadania e coesão social através de uma educação pela arte e pela cultura".

Entre as principais novidades está a entrada em funcionamento, no primeiro trimestre, do Centro Educativo do Teatro Ribeiro Conceição e a criação do programa Lamego Criativo, "uma convocatória aberta a projetos artísticos no âmbito da descentralização cultural que o município irá levar a cabo", acrescentou.

Fique a saber mais sobre a demografia, economia e tecido social do município.