Geral

08 de 01 de 2023, 09:00

Lifestyle

Amarelo Silvestre promove “Assembleia” em Lamego

Coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II será alvo de uma residência artística e apresentada no concelho a 29 de janeiro

república amarelo silvestre

Fotógrafo: D.R./Nelson d Aires

A companhia de teatro Amarelo Silvestre começa 2023 com a apresentação do espetáculo “Assembleia”, uma coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II de Lisboa, em Lamego.

A peça será apresentada no dia 29 de janeiro em Lamego e, antes, será desenvolvida numa residência artística entre os dias 9 e 15 e de 24 a 29. Depois, o espetáculo irá passar por Sardoal, a 29 e 30 de abril, e Ponte de Sor, a 18 e 19 de novembro.

“Assembleia” integra o projeto de teatro e fotografia Diário de uma República, que decorre até 2030, e reflete sobre “as pessoas e os territórios da República”.

“Trata-se de um exercício de escuta e de olhar. Fotografa-se o real já imaginado artístico.
Envolvendo cerca de 30 pessoas de cada concelho, o processo passa por saída de campo para recolha fotográfica; realização de Assembleias a propósito das fotografias recolhidas; e tempo de antena de domingo à tarde para partilha pública do processo”, explica a Amarelo Silvestre.

Ao mesmo tempo, está a ser preparada a segunda edição do Diário de uma República com residências fotográficas a decorrer este mês em Ponte de Lima e Portalegre, feita pelos fotógrafos Augusto Brázio e Nelson d’Aires, de 9 a 15 de janeiro e entre os dias 16 e 22, respetivamente.

O Diário de uma República vai ter antestreia em Canas de Senhorim, onde a Amarelo Silvestre está sediada, em maio. A estreia será em Loulé, em junho.