Geral

02 de 07 de 2023, 09:00

Lifestyle

Quer passar o verão numa aldeia? Há várias sugestões no distrito de Viseu

As Aldeias de Portugal entram no verão com várias propostas que prometem ‘encher’ estas localidades mais remotas do país, nomeadamente algumas localizadas no distrito de Viseu

freguesia quintela de azurara concelho de mangualde aldeia de portugal

Fotógrafo: Facebook/Freguesia de Quintela de Azurara

As Aldeias de Portugal entram no verão com várias propostas que prometem ‘encher’ estas localidades mais remotas do país, nomeadamente algumas localizadas no distrito de Viseu. Este domingo (2 de julho), a localidade de Quintela de Azurara, no concelho de Mangualde, organiza a partir das 21h00 as Marchas Populares.

Nesta aldeia, a população organiza grupos e coreografias, decora arcos e outros adereços, e depois junta-se na rua, primeiro para uma sardinhada e, em seguida, para o desfile dançado. Já no próximo domingo (dia 9), a localidade que está em festa é Covelo de Arca, no concelho de Oliveira de Frades, onde decorre uma recriação da Ceifa Tradicional e várias outras atividades que pretendem dar a conhecer esta aldeia.

No final do mês, a 30 de julho, também um domingo, o foco passa para a aldeia de Castelo, no concelho de Sátão, que convida locais e forasteiros a percorrerem a pé os 8,5 quilómetros da Rota das Lagaretas, que, através de campos agrícolas, dá a conhecer as estruturas escavadas na rocha em que antigamente se fazia vinho.

Também nesse fim de semana (29 e 30 de julho), a aldeia de Esmolfe, em Penalva do Castelo, lança três propostas distintas: a Festa do Povo, no lugar de Amiais; a caminhada pela rota "Cenários do Passado", que explora lugares-chave da região que serve de berço à maçã-bravo local; e o programa "Há Férias na Aldeia", que promove jogos tradicionais, gastronomia, artesanato e outros usos e costumes locais.

A agenda de agosto começa com sabores, no dia 12, altura em que tem lugar uma oficina de confeção de doce de ameixa, novamente em Castelo (Sátão). A iniciativa coincide com a Festa do Povo e visa aproveitar o fruto que lá é produzido, aplicando o excesso de ameixas em compotas de validade mais extensa, para saborear em qualquer altura do ano.

Já de 18 a 20 de agosto, a localidade de Pindelo dos Milagres, no município de São Pedro do Sul, recebe a romaria popular, com petiscos tradicionais e bandas de música. Depois, entre os dias 25 e 27, a aldeia recebe mais uma edição do festival de heavy metal "Milagre Metaleiro", que se tornou uma referência deste género musical e atrai centenas de forasteiros ao território.

Em Mangualde, de 19 a 21 de agosto, há a festa de Quintela de Azurara, que tem como um dos pontos-altos dessa romaria a procissão com andores decorados por habitantes da aldeia, quase sempre com flores e ramos dos seus próprios jardins.

Teresa Pouzada, presidente da Associação do Turismo de Aldeia, que gere a marca Aldeias de Portugal, realça a riqueza, a segurança e a hospitalidade destes locais que se consagraram como destinos alternativos em comparação com as praias e outras zonas do litoral.

"Durante a pandemia, as pessoas começaram a procurar destinos alternativos, mais calmos, com ar puro e sem excesso de turistas, e as nossas aldeias afirmaram-se facilmente como uma opção que, além de segura, é rica e muito interessante. Combina património cultural com paisagem natural, hospitalidade e uma oferta cuidada de alojamento, sempre acompanhada por ótima gastronomia, de fortes sabores tradicionais", sublinha a dirigente.

A rede Aldeias de Portugal inclui várias localidades do distrito de Viseu e abrange lugares de todo o país com o objetivo de valorizar a hospitalidade, o lazer e os costumes no espaço rural.

Entre as localidades selecionadas na região estão Covelo de Arca (Oliveira de Frades), Pindelo dos Milagres (São Pedro do Sul), Barranha (Aguiar da Beira), Várzea de Calde (Viseu), Pendilhe (Vila Nova de Paiva), Barcos (Tabuaço), Boassas (Cinfães), Caldas da Felgueira (Nelas), Campo Benfeito (Castro Daire), Castelo (Sátão), Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão) e Covas do Monte (São Pedro do Sul).

Também são “Aldeias de Portugal” as povoações de Esmolfe (Penalva do Castelo), Granja do Tedo (Tabuaço), Fujaco (São Pedro do Sul), Jueus (Tondela), Lapa (Sernancelhe), Marmeleira (Mortágua), Mezio (Castro Daire), Oliveira do Conde (Carregal do Sal), Quintela de Azurara (Mangualde), São Xisto (São João da Pesqueira), Souto (Penedono), Pena (São Pedro do Sul) e Vale de Papas (Cinfães).