Geral

08 de 12 de 2023, 11:03

Lifestyle

Seia: Cabeça é a aldeia de Natal “mais tradicional e ecológica” de Portugal

Localidade recebe a partir desta sexta-feira a 11.ª edição da iniciativa Cabeça Aldeia Natal. Habitantes prepararam tudo na localidade que não quer receber o Pai Natal

aldeia natal cabeça seia

Fotógrafo: Pedro Ribeiro

A localidade de Cabeça, no concelho de Seia, volta a ser a aldeia de Natal “mais tradicional e ecológica do país”. A povoação recebe a partir desta sexta-feira (8 de dezembro) a 11.ª edição do Cabeça Aldeia Natal, onde o Pai Natal não é convidado.

Nesta iniciativa enraizada nas mais profundas tradições portuguesas, todo o trabalho foi feito pelos habitantes de Cabeça, que prepararam a mais sustentável aldeia de Natal com o envolvimento das associações, dos compartes, da União de Freguesias de Vide e Cabeça e da Câmara de Seia.

“Tudo é feito manualmente, com materiais recolhidos de forma responsável no meio natural envolvente, como as giestas, videiras, pinheiros, folhas de fetos, canas de milho e ainda outros materiais reciclados”, refere a rede Aldeias de Montanha, que promove o projeto.

A aldeia de Natal foi criada “em harmonia com o verdadeiro espírito natalício de comunhão, partilha e valorização de tradições como a missa do Galo, a fogueira de Natal, a confeção de iguarias no forno comunitário e o Mercado de Natal com produtos regionais”, acrescenta a rede.

As portas de casa dos habitantes estão abertas e dão vida ao pequeno mercado de Natal e a época também vai fazer-se sentir nas tasquinhas e ruas da aldeia. Já as ruelas e o casario típico de Cabeça vão ser iluminadas com milhares de luzes.

O Cabeça Aldeia Natal vai ter também passeios, workshops e oficinas alusivas à época natalícia, atividades essas que estão dedicadas à decoração sustentável, à destilação de óleos essenciais, aos bordados, brinquedos e cestaria tradicionais, às prendas circulares (feitas com produtos ou materiais que estão no fim do ciclo), e à feltragem.

O programa inclui ainda passeios de bicicleta elétrica para conhecer outras aldeias de montanha e percursos pedestres.