Geral

07 de 04 de 2024, 12:50

Lifestyle

Vinhos do distrito de Viseu premiados no Concurso Mundial de Bruxelas

Vinhos foram distinguidos na primeira sessão de um dos maiores concursos de vinhos do mundo, dedicada aos rosés

concurso bruxelas vinhos rosé créditos foto oficial

Fotógrafo: Concours Mondial de Bruxelles

Há quatro vinhos do distrito de Viseu distinguidos no Concurso Mundial de Bruxelas, que realizou a primeira sessão deste ano, dedicada aos vinhos rosés.

O espumante Olho de Perdiz 2022, das Terras do Demo em Moimenta da Beira, foi um dos contemplados, tendo conquistado uma medalha de prata, e foi uma das mais apreciadas e pontuadas pelos 55 peritos especializados e selecionados pelos seus conhecimentos e capacidade de provar todos os tipos de vinhos de acordo com as suas particularidades.

Do lado do Dão, foram distinguidos os vinhos Opta 2023, Quinta da Giesta Rosé 2023 (produzido pela Sociedade Agrícola Boas Quintas, em Mortágua) e Monteirinhos Espumante Rosé Nono 2019 (da Quinta dos Monteirinhos, em Mangualde).

A concurso estiveram ao todo mais de 1 200 vinhos de todo o mundo. Na competição que decorreu na Dalmácia, Croácia, estiveram presentes 32 países.

Os vinhos rosados de Portugal foram galardoados com 14 medalhas de ouro e 18 medalhas de prata.

O Concurso Mundial de Bruxelas é uma competição itinerante internacional dividida em quatro sessões. Ao longo dessas sessões, mais de 10 mil vinhos são inscritos pelos produtores para serem provados e avaliados por um painel de especialistas. A prova é considerada um dos eventos internacionais mais importantes do género.