Geral

09 de 06 de 2023, 11:38

Cultura

Teatro do Montemuro estreia peça ao ar livre que conta a história de uma aldeia

Teatro do Montemuro vai estrear este sábado em Cinfães o novo espetáculo de rua "A Cidade e as Serras, Não é Eça". Peça é coproduzida pelo Teatro Viriato

A Cidade e as Serras, Não é Eça

Fotógrafo: Teatro do Montemuro

O Teatro do Montemuro vai estrear este sábado (10 de junho) o novo espetáculo de rua "A Cidade e as Serras, Não é Eça". A apresentação acontece às 21h30 em Cinfães, no Largo da Fonte dos Amores.

O espetáculo foi criado com a companhia Teatro da Palmilha Dentada e com coprodução do Teatro Viriato (Viseu) e foi pensado para o ar livre, permitindo “uma grande circulação e possibilitará apresentações em locais com menos rotinas culturais” onde a ironia, a comédia e os momentos mais densos “vão coabitar em harmonia”.

A peça – escrita e encenada por Ricardo Alves – retrata a vida na aldeia das Terras de Sol Posto, localizada no meio das serras, onde os protagonistas Idalécio e Amândio são os únicos habitantes e cuidam apenas de uma ovelha, já que as outras foram para a cidade em busca de uma vida melhor.

Amândio é também dono de uma oficina de automóveis e dinamiza uma rádio local na aldeia onde não chega os sinais de telemóvel e de televisão.

A história muda com a chegada de um empreendedor que quer construir um lar de terceira idade na aldeia e de uma estudante empreendedora, com a intenção de criar uma mina de lítio. “Face ao inusitado interesse nas riquezas da região, chega por fim a comunicação social para dar eco aos sucessos das Terras de Sol Posto e ao futuro risonho que os espera”, acrescenta a sinopse.

O espetáculo é apresentado no âmbito das comemorações do Dia de Portugal em Cinfães, cujo programa inclui ainda concertos da orquestra e coro da Academia d’Artes de Cinfães e da Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães.