Geral

04 de 05 de 2023, 11:51

Cultura

Concurso de fotografia em Vouzela com a “maior participação de sempre”

Mais de 160 fotógrafos inscreveram-se no concurso, que vai revelar os vencedores no arranque do Festival de Imagem de Natureza

Fotógrafo: Miguel Serra

Mais de 160 fotógrafos inscreveram-se no concurso “Fotógrafo do Ano”, que vai revelar os vencedores esta sexta-feira (5 de maio) em Vouzela. A organização fala na “maior participação de sempre”.

Ao todo, o concurso inserido no festival Insitu – que decorre este fim de semana – conta com a adesão de 166 participantes que enviaram 2.667 fotografias. A organização diz que vê os números com “satisfação e orgulho”, mas também reconhece a dificuldade de selecionar os vencedores. Para o júri, constituído pelo espanhol Javier Murcia Requena, pelo sueco Magnus Lundborg e pelo português Miguel Serra, a quantidade “também foi qualidade”.

“Devido à grande qualidade das fotografias apresentadas, foi um trabalho duro eleger as imagens vencedoras”, reafirmou Javier Murcia. Uma opinião que é corroborada por Magnus Lundborg, que referiu ainda que “tem sido fantástico fazer parte deste projeto e eu estou maravilhado pela alta qualidade das fotos”.

Miguel Serra acrescentou que “avaliar a criatividade e a sensibilidade de alguém sempre será muito subjetivo e, porventura, questionável” e agradeceu aos participantes “pela submissão de fotografias tão distintas”.

As fotografias a concurso foram distribuídas por oito categorias: Paisagem, Aves, Mamíferos, Répteis e Anfíbios, Peixes e Invertebrados, Flora e Fungos, Arte Fotográfica e Parque Natural Local Vouga-Caramulo, com prémios de 500 euros para o primeiro classificado e material fotográfico para o segundo de cada categoria. O vencedor absoluto do concurso recebe ainda 1.000 euros em dinheiro.

O Insitu – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, que já vai na sua décima segunda edição, arranca sexta e acaba no domingo (dia 7).

Daniel Santos, Miguel Serra, Rui Duarte, Pepe Brix, Tiago Magalhães, Luísa Pereira e João Rodrigues são os fotógrafos portugueses convidados, aos quais se juntam o espanhol Javier Murcia e o sueco Magnus Lundborg, numa agenda que inclui ainda palestras, exposições, projeções, mesas-redondas e outras iniciativas.