Geral

08 de 05 de 2024, 14:45

Cultura

Coro procura vozes de todas as nacionalidades em Viseu

Projeto Multi Cool Coral vai subir ao palco do Parque Linear do Rio Pavia no dia 25 de maio, no âmbito do festival Trip

multi cool coral

Fotógrafo: Município da Marinha Grande

O festival Trip regressa no próximo dia 25 de maio ao Parque Linear do Rio Pavia, na zona ribeirinha de Viseu, com a atuação do projeto musical Multi Cool Coral.

O coro, uma ideia de Margarida Mestre, está aberto a “todas as pessoas que gostam de cantar” e a vozes de todas as nacionalidades, segundo a organização. O coro vai interpretar canções de trabalho, de embalar, de amor, de partida ou sobre a vida oriundas de vários lugares num projeto que pretende ser multicultural.

A diretora artística Margarida Mestre vai orientar o coro e explorar harmonias, ritmos, ambientes sonoros e paisagens, enquanto se ouvem e aprendem várias línguas. “Brinco com essas matérias e, além disso, estou a potenciar o encontro de pessoas e o cruzamento de culturas”, disse.

A criadora fala de “um serviço social de colocar as pessoas em contacto e deixar em cada lugar sementes para que isso possa continuar”.

O formato nasceu em 2022, no âmbito do programa “Bowing Back”, de Madalena Victorino, em Odemira. Já enquanto Multi Cool Coral, a estreia foi em 2023 em Ferreira do Alentejo.

“‘Cool’ significa que é empático, simpático, acessível a todos, e em inglês simboliza a mistura de línguas”, explica Margarida Mestre, que brincou com a semelhança fonética com a palavra “multicultural” no título do projeto.

Segundo a diretora artística, as populações da América Latina são as que mais facilmente juntam as suas vozes ao coral. Já as comunidades da Ásia são, na opinião da própria, “as mais difíceis”. “As comunidades de leste podem também não ser fáceis, depende de há quanto tempo estão em Portugal”, sublinhou.

Em Viseu, o primeiro encontro acontece este domingo (dia 12), às 16h00, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. Os ensaios decorrem depois entre os dias 19 e 24, das 18h30 às 20h30. A apresentação está agendada para o dia 25, às 17h30.

Este ano, o festival Trip tem três datas de realização. O primeiro dia foi a 27 de abril, na Biblioteca Municipal e no Carmo'81, e foi dedicado aos 50 anos da Revolução dos Cravos. A terceira data está marcada para 30 de junho.