Geral

23 de 05 de 2023, 16:28

Cultura

Festival do Brasil chega sexta-feira a Castro Daire

O concelho de Castro Daire vai receber esta sexta-feira (26 de maio) o Festival Internacional de Música de Penedo. O município vai aproveitar a chegada do evento organizado no Brasil ao concelho para apresentar um projeto musical luso-brasileiro com o município de Penedo

festival musica penedo

Fotógrafo: Prefeitura de Penedo

O concelho de Castro Daire vai receber esta sexta-feira (26 de maio) o Festival Internacional de Música de Penedo. O município vai aproveitar a chegada do evento organizado no Brasil ao concelho para apresentar um projeto musical luso-brasileiro com o município de Penedo, localizado no estado de Alagoas, e que envolve também as áreas da cultura e da educação.

O festival terá lugar no auditório do Centro Municipal de Cultura, onde estão previstas um conjunto de iniciativas, nomeadamente espetáculos musicais.

O programa arranca com as atuações das orquestras Hope e Energia de Murça. Em Castro Daire vão acontecer oficinas didáticas como workshops de percussão, com o professor Jair Mendes, do Grupo Thimbodé, de Bordéus (França); de trompete, com o professor João Paulo Cruz, e de saxofone, flauta e música brasileira, com os professores Cláudio Vieira e Douglas Rocha.

A noite termina com muita música, através das performances da Orquestra Hope e do Orfeão CSénior. Para encerrar o Festival de Música, decorre um concerto da Banda de Música Bombeiros Voluntários de Castro Daire e músicos brasileiros, conduzidos pelo maestro Pedro Serrano.

As atividades em Castro Daire são antecedidas de um simpósio a ter lugar em Lisboa na quinta-feira (dia 25), sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos de pesquisa Caravelas, vinculado à Universidade Nova de Lisboa, e o Centro de Musicologia de Penedo, da Universidade Federal de Alagoas, que também organiza o Festival de Música.