Geral

12 de 02 de 2024, 18:30

Cultura

Richard Zimler, João Luís Barreto e Carla Maia de Almeida homenagearam o Caramulo

Autarquia de Tondela faz balanço "muito positivo" do festival Montanha Literária, que decorreu no fim de semana e juntou autores como Richard Zimler, João Luís Barreto Guimarães e Carla Maia de Almeida

richard zimler festival montanhas mágicas tondela

O festival “Montanha Literária” decorreu no último fim de semana em Tondela e o balanço é “muito positivo” da parte da autarquia, que organizou a primeira edição do evento entre as últimas sexta-feira e domingo (9 a 11 de fevereiro).

O palco central foi a Serra do Caramulo, que foi homenageada nesta iniciativa que recebeu escritores como Richard Zimler, João Luís Barreto Guimarães e Carla Maia de Almeida.

No encerramento do “Montanha Literária”, a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, agradeceu a todos os que passaram pelo evento, dos autores ao público.

“Terminamos este festival muito mais ricos. Obrigado por estarem aqui. Na organização deste festival quisemos que o tema principal fosse o Caramulo, corporizando, mais uma vez, aquela que é uma estratégia de promoção do território, desenvolvendo ao longo do ano várias atividades na serra”, afirmou a autarca.

Carla Antunes Borges acrescentou que o festival, inédito este ano, quis “dar a conhecer o Caramulo, aquela que é a sua beleza, nas várias estações do ano, esperando que todos gostem e venham mais vezes”.

A presidente da Câmara disse esperar que os escritores e participantes do festival se tenham inspirado na “montanha mágica” do Caramulo e levem consigo o melhor do território, das paisagens às gentes, passando pela gastronomia.

Mostrando-se satisfeita com o desenrolar da primeira edição da iniciativa e além da presença dos escritores, a autarca de Tondela destacou a realização das oficinas nas escolas, que visaram despertar o gosto pela escrita junto dos alunos do terceiro ciclo do concelho.

Os textos resultantes das oficinas realizadas não só com os estudantes como também com os adultos vão agora ser compilados e editados num livro digital. A obra “Da montanha mágica aos contos da montanha” vai ser lançada na próxima edição da Festa do Livro e da Leitura de Tondela, que vai acontecer entre os dias 9 e 21 de abril.

O “Montanha Literária” foi uma organização da Câmara de Tondela, em parceria com a Junta de Freguesia do Guardão, o Museu do Caramulo e o Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo.