Geral

20 de 09 de 2022, 12:20

Cultura

Mitologia de Diana e Actéon explorada no Teatro Viriato

Teatro de Viseu recebe este sábado à noite o espetáculo “O que não acontece” dos coreógrafos Sofia Dias e Vítor Roriz

O que não acontece no Teatro Viriato

Fotógrafo: D.R./Filipe Ferreira

O Teatro Viriato, em Viseu, recebe este sábado (dia 24) o espetáculo “O que não acontece” dos coreógrafos Sofia Dias e Vítor Roriz. A peça marcada para as 21h00 explora o mito grego de Diana e Actéon para falar sobre o tema da insuficiência da linguagem.

“Uma insuficiência que os corpos de Sofia e Vítor revelam através do conflito permanente entre o gesto e a palavra”, revela o espaço cultural em comunicado.

No “O que não acontece”, Sofia Dias e Vítor Roriz elaboram uma linguagem física “por vezes abstrata, por vezes de um rigoroso mimetismo gestual que concorre com diálogos banais ou filosóficos e repetições fonéticas” durante o espetáculo que promete surpreender “pela sua imprevisibilidade sempre envolta de uma grande cumplicidade e espontaneidade, sem esquecer os subtis apontamentos de humor, não só no movimento, como no texto”.

“Antes dizíamos que cada peça era um género de materialização pontual da pesquisa, hoje parece-nos que cada peça é mais uma síntese da própria vida. Como se as peças refletissem uma (re)visão do mundo, do que é viver, destruir e construir com o outro, do que é estar em cena e partilhar com o público uma intimidade — porque todas as peças têm esse lado ao mesmo tempo belo e violento da exposição de um imaginário que é talvez o que ainda nos resta de mais íntimo”, explicam os dois criadores.

A dupla já apresentou trabalhos em mais de 17 países desde 2006, centrando-se na articulação entre a voz, a palavra, o som e os objetos com o corpo, o gesto e o movimento.

O espetáculo, que esteve inicialmente agendado para o festival NANT mas que veio a ser adiado, destina-se a maiores de seis anos. Os bilhetes já se encontram à venda na bilheteira física, no site do Teatro Viriato e na plataforma BOL.

Até dezembro, o Teatro Viriato – que já anunciou a sua nova programação – vai ter 29 atividades, abrangendo disciplinas artísticas como dança, teatro, literatura, cinema, novo circo, fotografia, performance e música, incluindo duas estreias absolutas.