Geral

17 de 05 de 2024, 17:46

Cultura

Caça ao tesouro e experiência multimédia no museu da Sé de Viseu

Museu de Arte Sacra organiza esta sexta-feira e sábado uma programação dedicada ao Dia Internacional dos Museus

Fotógrafo: Diocese de Viseu

O Museu de Arte Sacra na Sé de Viseu organiza esta sexta-feira e sábado (17 e 18 de maio) uma programação dedicada ao Dia Internacional dos Museus.

Os dois dias irão ser preenchidos com atividades direcionadas para várias faixas etárias e que “pretendem dar a conhecer aos participantes o Museu da Sé, de uma outra perspetiva”, refere a Diocese de Viseu.

Esta noite de sexta-feira, às 21h30, o Museu de Arte Sacra abre as portas para uma visita orientada ao Tesouro da Catedral, intitulada “No silêncio da noite: luz, som, palavra…”.

A diretora do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, explica que esta iniciativa não vai ser “propriamente só uma visita orientada, com a explicação das peças, mas vai-se pautar por vários momentos de paragem, com a declamação de poesia e terá a vertente da música associada”.

No sábado, das 15h00 às 17h00, decorre a atividade “10 Tesouros para descobrir”, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos. Um jogo em que, segundo Fátima Eusébio, as crianças vão à caça dos tesouros que estão escondidos no Museu de Arte Sacra e com a ajuda de “materiais que lhes vamos entregar”.

“Uma vez que o Museu se chama Tesouro da Catedral quisemos também explorar esse conceito, sendo que no final todos os tesouros se vão juntar e darão origem ao verdadeiro tesouro que está ali, símbolo de um amor maior, que será um coração”, revela a diretora.

No mesmo dia, está programada para começar às 21h30 a experiência multimédia imersiva, “iLUZtrARTE”, a cargo do ilustrador Miguel Cardoso. Uma atividade “diferente com um artista que vem de Lisboa, e que através do computador, partindo de peças do Museu da Sé, se vai inspirar e irá fazer a respetiva ilustração”, explica Fátima Eusébio.

“Nós vamos acompanhar o processo criativo ao vivo, porque vai aparecer projetado numa tela. Vamos descobrir o emergir da sua criação, a partir da cada peça escolhida. É diferente e vai ser muito interessante”, destaca.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio e tem como objetivo contribuir para uma reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.