Geral

28 de 03 de 2024, 17:07

Cultura

Música e teatro celebram Zeca Afonso e 25 de Abril em Carregal do Sal

Centro Cultural de Carregal do Sal vai organizar programação comemorativa com quatro propostas que assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos no mês de abril

Cravo 25 de Abril

Fotógrafo: Igor Ferreira

O Centro Cultural de Carregal do Sal vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril com algumas propostas de música e teatro, recordando nomeadamente a figura do Zeca Afonso, figura histórica da música portuguesa e associada à Revolução dos Cravos.

O primeiro espetáculo acontece às 21h30 do dia 12 de abril, com Diogo Martins no concerto “Segunda Voz”, que junta Zeca Afonso e música erudita ao som do violoncelo. Um concerto intimista a solo que propõe "uma vénia" ao cantautor português.

No dia 13 às 16h00, sobe ao palco a peça de teatro infantil “Zeca Afonso, sabes quem é?”, em que o público é convidado a tocar uma das suas músicas, “O Homem da Gaita”, a partir de um livro ilustrado daquela canção e recorrendo a instrumentos musicais Orff. Os participantes também vão-se transformar em atores, dramatizando a história ilustrada.

Já a partir do dia 19 e até 25 de abril, data dos 50 anos da Revolução, a companhia Contracanto apresenta o musical “Era o Dia de Cantar”, que recorda como era Portugal antes da liberdade. Segundo a sinopse, o espetáculo escrito por Sandra Leal e encenado por António Leal conta “como era um país antes de poder cantar” com o cancioneiro de Zeca Afonso como pano de fundo.

Nessa peça, atores e músicos constroem uma narrativa teatro-musical que percorre os dias de ditadura até à liberdade e, depois, o que foi feito com essa liberdade.

A programação termina a 28 de abril, às 16h00, com “Aerograma Liberdade”. Este espetáculo infantil recorre à música, a imagens ilustradas e a aerogramas (cartas enviadas por correio aéreo) ficcionados para contar a história de uma família que representa também a história de Portugal dos anos 60 ao 25 de Abril de 1974.