Geral

03 de 04 de 2024, 12:26

Cultura

Teatro Viriato recebe final do Concurso Internacional de Guitarra de Viseu

Professores do Conservatório de Música atuam este domingo na Aula Magna do Instituto Politécnico. Saiba o que pode ver nos primeiros dias do Festival da Primavera, em Viseu

concurso guitarras créditos luís belo festival música primavera

Fotógrafo: Luís Belo/Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

Já começou o 17.º Festival Internacional de Música da Primavera, em Viseu. A Aula Magna do Instituto Politécnico (IPV) e o Museu Nacional Grão Vasco (MNGV) começam a receber os primeiros concertos do evento que vai prolongar-se até 20 de abril.

Esta quarta-feira (dia 3), o MNGV recebe às 19h00 o concerto de Margarita Escarpa, uma das guitarristas clássicas mais aclamadas da atualidade e que apresenta um repertório que vai desde a renascença com “Honze Diferencias de folías” de Juan Andres de Mendoza até a contemporaneidade de Fernando N. Lobo, passando por peças emblemáticas de Dionisio Aguado, Federico Moreno-Torroba, e Antonio Lauro e pela estreia em Portugal de “Valse à Royan” de Fred Alan Ponthieux.

Logo de seguida, às 21h00, começa a atuação dos Opus Duo. O duo, formado por Francisco Berény Domingues (guitarra) e por Tiago Azevedo e Silvia (violoncelo), foi formado em 2019 e já realizou concertos em Paris (França), Trani (Itália), Florença (Itália), Lucerna (Suíça) e diversos festivais em Portugal. A dupla tem um repertório dedicado sobretudo à música ibérica.

Já na quinta-feira (dia 4), o MNGV recebe às 19h00 o guitarrista Judicaël Perroy, considerado um dos grandes talentos atuais da guitarra clássica. O artista foi distinguido em concursos internacionais e apresenta em Viseu um repertório que vai desde a “Fantasia Húngara” de Johann Kaspar Mertz até interpretações de Enrique Granados e Isaac Albéniz, passando por Bach.

Duas horas mais tarde, é a vez do Sevilla Guitar Duo de Francisco Bernier e Antonio Duro, que vão interpretar canções antigas de flamenco e de música da região espanhola de Andaluzia.

Para sexta-feira (dia 5), a Orquestra XXI volta a atuar na Aula Magna do IPV, às 21h00. Esta formação já tinha encerrado a edição do ano passado do Festival de Música da Primavera.

Desta vez, a orquestra dirigida pelo maestro Dinis Sousa irá interpretar a 2.ª Sinfonia de Robert Schumann, contando ainda com a presença da solista Maria Wloszczowska na interpretação do Concerto para Violino e Orquestra n.º 5 de Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto assinalará ainda a estreia nacional de “Elongation of Nights”, da compositora Juste Janulyte.

No sábado (dia 6) e à mesma hora, o Teatro Viriato recebe a final do sexto Concurso Internacional de Guitarra de Viseu. Este ano, 27 guitarristas oriundos da Bélgica, Croácia, França, Grécia, Itália, Japão, Lituânia, México, Portugal, Roménia, Eslováquia, Coreia do Sul, Espanha e Ucrânia entram em competição na prova.

E, no domingo (dia 7), os professores do Conservatório de Música de Viseu vão reunir-se para o Concerto da Primavera, marcado para as 17h00 na Aula Magna do IPV.