Geral

24 de 02 de 2023, 09:30

Cultura

Uma Europa em colapso apresentada no Teatro Viriato

“Take My Breath Away” sobe ao palco esta sexta-feira e sábado. Refugiados, autoritarismo e mundo pós-pandemia estão entre os temas retratados na peça

Take My Breath Away

Fotógrafo: Teatro Viriato/Carlos Fernandes

O Teatro Viriato, em Viseu, apresenta esta sexta-feira e sábado a peça “Take My Breath Away”, que revela uma Europa em colapso e um continente com pessoas à procura de respostas para os seus problemas. A peça, escrita por Keli Freitas, mostra a realidade europeia através do olhar de um casal de apresentadores de televisão.

Vários temas serão retratados nesta encenação de Sónia Barbosa como o tratamento dos refugiados, a ascensão do autoritarismo, o mundo pós-pandemia e a desconexão entre o discurso europeu e as pessoas que lá vivem.

Sónia Barbosa justifica a temática desta peça com a necessidade de mostrar “a camada de hipocrisia que muitas vezes revestem estes assuntos”. “Queremos expor a tendência de não querermos falar, cruamente e sem rodeios, nos problemas que realmente impedem a evolução não só da Europa ou da União Europeia, mas de cada um de nós enquanto indivíduos”, explica a encenadora.

“A Europa que veremos neste espetáculo ainda não existe, ou já não existe. O que mostramos são provavelmente perguntas sobre o que foi, o que é e, consequentemente, o que poderá vir a ser a Europa”, acrescenta.

Nesta produção da companhia Ritual de Domingo, a peça foi preparada com base em “pesquisa documental, histórica e bibliográfica” sobre a origem da União Europeia e o trabalho de vários pensadores contemporâneos e também em “pesquisa de campo, recolhendo testemunhos de várias origens e faixas etárias, desde os mais jovens aos mais velhos” nomeadamente em Carregal do Sal e em Marvila (Lisboa).

“A tudo isto junta-se a procura e a pesquisa pessoal de Keli Freitas (dramaturga), que nos propõe uma visão muito própria destes temas, que não pode ser desligada do facto de ela ser brasileira e, portanto, olhar a Europa de outra perspetiva”, realça Sónia Barbosa.

O espetáculo é ficcional, mas, segundo a encenadora, nesta peça há “uma apropriação da realidade que depois se transforma num universo muito próprio”.

“Esta característica é para nós muito importante. Não pretendemos fazer teatro documental, antes uma elaboração estética e artística do mundo, através dos nossos olhares. É um projeto a várias mãos, um projeto de diálogo, de trocas, de parcerias, de mistura de perspetivas. Tal como nos parece que o futuro da Europa deveria ser”, conclui.

“Take My Breath Away” sobe ao palco do Teatro Viriato esta sexta-feira (24 de fevereiro), às 14h00, para os alunos dos ensinos secundário, profissional e superior. O público pode assistir à peça no sábado (dia 25), pelas 21h00.