Geral

10 de 06 de 2023, 15:00

Cultura

Teatro Viriato em Viseu recebe peça sobre o papel do ator

"Os Idiotas" é o nome do espetáculo que sobe ao palco do Teatro Viriato, em Viseu, na próxima sexta-feira. Um grupo de atores desempregados forma um clube para praticar a arte da representação e questiona a profissão

Fotógrafo: Filipe Ferreira

A ideia do teatro e a condição do ator são confrontadas num espetáculo que sobe ao palco do Teatro Viriato na próxima sexta-feira (16 de junho). “Os Idiotas” é o nome da peça da companhia Terceira Pessoa que o Teatro Nacional D. Maria II traz ao espaço cultural de Viseu.

O espetáculo, escrito por Miguel Castro Caldas e cocriado por Ana Gil, Nuno Leão e Óscar Silva, teve início em 2015 em torno do processo teatral. “Os Idiotas” reflete sobre o trabalho dos atores e atrizes como motor de experimentação entre a ficção e a realidade.

Nesta peça, um grupo de atores desempregados forma um clube para praticar a arte da representação necessária à profissão e junta-se para questionar o seu ofício e a sua existência enquanto agentes do acontecimento teatral.

É a partir desse lugar que se ensaiam as possibilidades do teatro, “problematizando o contexto onde o trabalho de ator e atriz se confronta com o que neles se refaz e desfaz, nos limites dos seus corpos e da ficção que constroem e habitam”, sintetiza a sinopse.

A criação artística também é questionada e pensada antes como “um acontecimento impuro, na margem do risco e da imprevisibilidade”.

O espetáculo – agendado para as 21h00 – chega ao Teatro Viriato através da iniciativa “Odisseia Nacional” do Teatro Nacional D. Maria II, em que a programação proposta para o itinerário estará presente em todas as regiões de Portugal continental e ilhas, com uma programação que integra centenas de propostas, enquanto que o teatro de Lisboa está em obras.

Também a propósito da “Odisseia Nacional”, as escolas de Viseu vão receber residências artísticas a partir de terça-feira (dia 13) e até sexta.