Geral

13 de 05 de 2022, 16:13

Desporto

‘Vamos dar o nosso máximo', garante treinador do Tondela

Tondela vai ter jogo decisivo este sábado com o Boavista, na última jornada da Primeira Liga. Equipa só depende de si para assegurar o play-off de manutenção. Nuno Campos diz que equipa vai entrar para ganhar e que o foco é ganhar os três pontos

Nuno Campos treinador do CD Tondela

Fotógrafo: Igor Ferreira

O CD Tondela já se prepara para o derradeiro jogo diante do Boavista, este sábado (14 de maio). A equipa beirã vai lutar para se manter na Primeira Liga e, para isso, vai ter que garantir um lugar no play-off de manutenção.

Por isso, é com o foco na vitória que o Tondela vai entrar em campo, garantiu esta sexta-feira (dia 13) o treinador Nuno Campos. A equipa só depende de si para assegurar o play-off.

O técnico disse, em conferência de imprensa, que o foco é conquistar os três pontos e entrar em campo "com a certeza de que estamos ali a disputar cada palmo do terreno com o nosso foco a 100 por cento".

Nuno Campos disse ainda que esta semana de trabalho foi “importante” para preparar o encontro com os axadrezados, mas não esconde a ansiedade da equipa sobre um jogo que promete ser decisivo.

“Os jogadores tiveram uma grande atitude esta semana, tal como já tinham tido antes. Há naturalmente alguma ansiedade neste tipo de jogos, mas nós temos de deixar a ansiedade de parte porque isso pode trair-nos. Dependemos de nós, é o que queríamos fazer à entrada para esta jornada e vamos ter de entrar em campo para ganhar”, afirmou.

Já sobre o estado de espírito dos seus jogadores, Nuno Campos revelou que eles estão preparados e garantiu que a motivação “está lá”. “Este é um jogo muito importante para o clube, para os jogadores e as suas carreiras e para os nossos adeptos. Portanto, a motivação não faltou a esta equipa e, quando há isso, fica mais fácil trabalhar. Acho que vamos ter um bom jogo e uma equipa que vai querer ganhar”, disse.

O treinador acrescentou ainda que tem notado um crescimento na equipa beirã, mas reconheceu que isso não se refletiu nos últimos resultados do campeonato. O último jogo com o Gil Vicente terminou com uma derrota por 3-0 para o Tondela, complicando as contas da manutenção na Primeira Liga.

Nuno Campos não quis falar em sorte ou azar, mas não escondeu que a equipa merecia ter mais pontos. “Não temos, mas não vale a pena estarmos com rodeios a pensar no passado. Interessa-nos agora entrar no campo, dar o nosso máximo e melhor e sermos uma verdadeira equipa”, disse acrescentando que o foco é “ganhar os três pontos e dar aos nossos adeptos o que merecem, porque têm estado connosco sempre”.

Sobre o Boavista, o treinador do Tondela fala de “uma equipa que tem crescido ao longo do tempo com a entrada do Petit” e que conta com “excelentes jogadores e já está numa situação mais descontraída, o que pode funcionar a favor deles”.

“Conhecemos bem o Boavista, tal como conhecemos todos os adversários porque faz parte do nosso trabalho a análise detalhada deles. Sabemos como havemos de contornar as dificuldades que vamos encontrar e que vão ser muitas e também sabemos que dependemos muito mais daquilo que fizemos do que propriamente do adversário, se fizermos as nossas coisas bem”, acrescentou.

As contas
O Tondela recebe o Boavista a partir das 15h30 deste sábado, no Estádio João Cardoso. O árbitro do jogo, a contar para a última jornada da Primeira Liga, vai ser Artur Soares Dias.

O emblema entra para a última ronda da Liga em posição de 'play-off', com 27 pontos, mais um do que o Moreirense e dois do que o Belenenses SAD, os dois últimos classificados do campeonato.

O conjunto, que nunca desceu desde a estreia na Primeira Liga em 2015/16, é a única equipa que depende apenas de si para assegurar o 'play-off', que garante se vencer. Se empatar em casa com o Boavista, o Tondela assegura o 16.º lugar, mesmo que o Belenenses SAD vença fora o Arouca, desde que o Moreirense não derrote em casa o Vizela.

Se perder no Estádio João Cardoso, o Tondela necessita que o Belenenses SAD não conquiste os três pontos e o Moreirense não pontue. O Tondela teve de sofrer muitas vezes até à última jornada para ficar na Primeira Liga. Nas últimas temporadas, a equipa beirã conseguiu garantir quatro manutenções na derradeira jornada do campeonato.