Ana Fernandes

04 de 05 de 2021, 15:07

Desporto

Ciclismo: equipa de Mortágua arranca, amanhã, na Volta ao Algarve

A corrida arranca em Lagos e termina no alto do Malhão, em Loulé, num total de 765,8 quilómetros

Tavfer Measindot Mortágua

A Tavfer Measindont Mortágua vai competir, a partir de amanhã (5 maio), na 47ª edição da Volta ao Algarve, uma prova internacional.
A corrida arranca em Lagos e termina no alto do Malhão, em Loulé, num total de 765,8 quilómetros.

Ao Jornal do Centro, Xavier Silva, diretor desportivo da equipa de Mortágua, assume que partem para o sul, com dois objetivos: "temos metade da equipa focada nas etapas ao sprint e, por isso, levamos três sprinters para esta corrida, e depois, temos a equipa que é mais focada para a classificação geral", explica.

Depois da Clássica Aldeias do Xisto, Xavier Silva conta que alterações vão fazer entre os atletas.
"O Francisco Morais vai dar lugar ao Pedro Paulinho e o Rui Carvalho irá dar lugar ao Iúri Leitão", conta.

A tirada inaugural arranca em Lagos e termina em Portimão, depois de percorridos 189,5 quilómetros.
A segunda etapa inicia-se em Sagres, concelho de Vila do Bispo, e termina no ponto mais alto do Algarve, a Fóia, no concelho de Monchique, após 182,8 quilómetros.
Ao terceiro dia os sprinters serão de novo chamados a ter protagonismo, numa viagem que começa em Faro, percorre o interior do Sotavento e a zona raiana do Algarve antes de terminar em Tavira. Esta vai ser a viagem mais longa da competição, com 203,1 quilómetros.
A quarta etapa trata-se do contrarrelógio de Lagoa, que terá o mesmo percurso, de 20,3 quilómetros, já percorrido nas três edições mais recentes da prova.
O tira-teimas fica guardado para a quinta e última etapa, uma ligação de 170,1 quilómetros, entre Albufeira e o alto do Malhão, no concelho de Loulé.

"É uma prova com um nível elevadíssimo. Estarão cá alguns dos melhores corredores do mundo, aqueles que disputam as grandes voltas", conta Xavier Silva.

O diretor desportivo da Tavfer Measindont Mortágua sublinha que querem manter o mesmo nível que têm tido até agora.
"Queremos fazer sempre o nosso melhor, queremos estar com os da frente. É uma prova que todos ambicionam correr, porque estão aqui as grandes figuras do ciclismo mundial. É um privilégio enorme para nós e uma motivação extra correr ao lado desses nomes. e vamos para tentar o top 10 na etapas, um top cinco seria excelente", conclui.

A 47ª edição da Volta ao Algarve arranca amanhã (5 maio) e termina no próximo domingo (9 de maio).