Ana Fernandes

14 de 04 de 2021, 12:28

Desporto

Divisão de Honra: clubes expectantes pelo regresso

Rui Almeida, treinador do Ferreira de Aves e, Marcos Bastidas, do Oliveira de Frades fazem a projeção à retoma marcada para 19 de abril

Futebol Genérico

Na segunda fase do plano de desconfinamento no desporto, com início previsto, para a próxima segunda-feira (dia 19 de abril), espera-se o regresso aos treinos das modalidades classificadas como médio risco.

Em entrevistas ao Jornal do Centro, Rui Almeida, treinador do Ferreira de Aves, garante que este regresso foi preparado durante os meses de confinamento geral.
A equipa técnica do clube sugeriu aos atletas que treinassem “em casa e dentro das suas possibilidades”, mas reconhece que nada têm a ver com os treinos presenciais que estão previstos para a próxima segunda-feira.

O técnico do Ferreira de Aves salienta que neste recomeço vão ter cuidados para evitarem lesões, destacando o facto de o plantel ter apenas 18 jogadores. Com três semanas de preparação antes do primeiro encontro, a equipa assegura “ter todos os cuidados neste recomeço” com o objetivo de “concluir o resto que falta do campeonato”, refere Rui Almeida.

Por outro lado, Marcos Bastidas, treinador do Oliveira de Frades, receia que terá pouco tempo para “reativar os atletas”. Ao contrário das sete semanas preparatórias no início da competição, onde a equipa se apresentou em “condições diferentes dos adversários”.
O técnico destaca que, com esta paragem, todas as equipas vão “partir do mesmo ponto”.

“Vamos fazer duas semanas preparatórias e uma pré-competitiva, o que nos limita porque os atletas estiveram três meses parados” e, acrescenta, que esta situação “cria grandes constrangimentos, pondo em causa a integridade física dos jogadores”.

O Ferreira de Aves é líder do campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu, com 27 pontos. Já o Oliveira de Frades ocupa o 5º lugar da tabela com 18.

Relembrar que os oito primeiros classificados da Divisão de Honra vão disputar uma fase de apuramento de campeão em sete jornadas a uma volta. Este modelo pretende apurar o Campeão Distrital e como tal o representante para o Campeonato de Portugal 2021/2022, e o apuramento do segundo representante para a Taça de Portugal 2021/2022.

As oito equipas que vão discutir o título são o Ferreira de Aves (22 pontos), Lamelas (20 pontos), Cinfães (19 pontos), Sátão (15 pontos), Oliveira de Frades (14 pontos), Carvalhais (14 pontos), Resende (14 pontos) e Penalva do Castelo (12 pontos). Os clubes que optem por não participar, serão substituídos pelo seguinte melhor classificado.