Carlos Eduardo

26 de 03 de 2024, 14:31

Desporto

Taça de Portugal de XCM começou em Mortágua

Quase 500 atletas pedalaram pelas terras do concelho do distrito de Viseu. Responsáveis fazem balanço positivo e traçam já objetivos para o futuro

Mortágua Maratona XCM

A primeira prova da Taça de Portugal de XCM decorreu em Mortágua. A prova foi também pontuável para a Taça Regional XCM. No total, quase 500 atletas competiram distribuídos em três provas/percursos distintos: Maratona com a distância de 95 quilómetros, Maratona Curta, 75 quilómetros e Meia Maratona, 45 quilómetros. Os ciclistas começaram a pedalar junto à Praça do Município.

No final, o mais rápido a cortar a meta foi Renato Ferreira, da equipa MOVEFREE -MREVENTUS com um tempo de três horas e 45 minutos. A correr em casa, pela equipa de Mortágua, a SAGIPER/NSCP de Mortágua terminou a prova em quarto lugar, a três minutos e 45 segundos do vencedor.

Na prova organizada pelo Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Mortágua, a maratona curta foi ganha por David Vaz. Na Maratona Curta, em femininos, venceu Melissa Maia. Na Meia Maratona, o vencedor foi Carlos Barbosa.

O presidente da Direção do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Mortágua considerou, no final da prova, que “correu bem”. “Podemos dizer, a preceito, que correu tudo sobre rodas”, assinalou. Esta foi a segunda vez consecutiva que uma prova da Taça de Portugal foi organizada pelo núcleo verde e branco de Mortágua. “É sempre uma grande responsabilidade, tratando-se de provas federadas, e da nossa parte há um grande esforço e empenho para responder à exigência e ao rigor inerentes a uma competição de nível nacional”, sublinhou.

O presidente da Câmara de Mortágua, Ricardo Pardal, salientou a presença de várias pessoas neste evento. “Trouxe vida e colorido às nossas aldeias”, frisou o autarca. “Nos últimos anos Mortágua tem sido palco de provas da Taça de Portugal, é um reconhecimento por parte da Federação, e tal constitui um motivo de orgulho para o município, para a nossa comunidade, e naturalmente para o próprio Núcleo”, sustentou.

O autarca recordou o “Mortágua Ativa” e garantiu o apoio à realização de eventos desportivos. “Trata-se de incentivar a utilização e o usufruto dos equipamentos e das condições naturais em termos desportivos e lúdicos, de fomentar a atividade física e desportiva em todas as faixas etárias da população, desde as crianças e jovens até aos idosos, contribuindo para uma vida mais ativa, saudável e harmoniosa”, disse.

Já o presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta, Pedro Martins, aproveitou para aplaudir o facto da região da Beira Alta estar mais uma vez integrada no calendário das provas nacionais, e mais ainda, no arranque da nova temporada da Taça de Portugal de Maratonas. O responsável avançou que Mortágua vai já receber em maio uma prova de BTT internacional, um Cross Country XCO, que trará atletas de renome mundial e uma possível qualificação para os Jogos Olímpicos deste ano.