Geral

10 de 08 de 2023, 18:00

Cultura

Em São Pedro do Sul, a ciência cruza-se com as tradições e a música

A aldeia de Aveloso, no concelho de São Pedro do Sul, recebe nos dias 18, 19, 20 e 26 de agosto a sétima edição do Festival Fragas Aveloso. O evento oferece concertos, cinema, atividades tradicionais locais, ciência e banhos na ribeira

Fotógrafo: Facebook/Associação Fragas Aveloso

A aldeia de Aveloso, no concelho de São Pedro do Sul, recebe nos dias 18, 19, 20 e 26 de agosto a sétima edição do Festival Fragas Aveloso. O evento organizado pela associação com o mesmo nome também se estende a outras localidades do mesmo concelho e oferece concertos, cinema, atividades tradicionais locais, ciência e banhos na ribeira.

Um dos destaques é a iniciativa Ciência Viva no Verão, que vai estar nas aldeias da Rompecilha e Aveloso de Sul e na Quinta da Comenda. Segundo a organização, os participantes vão "avaliar" o estado de saúde das ribeiras, olhando para os seres que lá vivem, os moinhos de água, as levadas e as minas da zona. No fim, há direito a banhos.

No primeiro dia, às 10h00, há encontro na aldeia de Rompecilha para ver o moinho de água, saber mais sobre o ciclo do linho e identificar os organismos que vivem na ribeira. No final do dia, está prevista uma atuação do grupo Why Cats, na Igreja Matriz de Sul, às 21h30.

No dia 19, a concentração é na Ribeira da Vagem para ver as minas, a levada, o moinho de água e identificar os organismos que vivem na ribeira. No final da atividade, será inaugurada às 16h00 a exposição de fotografia "Ciência Viva na Associação Fragas". E, às 19h00, regressa a Lidairada na Quinta da Comenda, com um recital de piano de Joana Gama.

Dia 20, o programa começa às 11h00 com um workshop de tear orientado por Dorinda Fonseca, da Associação Fragas. Às 17h00, atua o grupo Carlos Clara Gomes Quarteto no Largo do Espírito Santo. E, pelas 21h30, há cinema com o filme “Aquele Querido Mês de Agosto”, de Miguel Gomes.

Já a 26 de agosto, há mais uma atividade da Ciência Viva às 10h00, seguida da atividade “Desfiar ideias com a lã” da Associação Arcas de Covelinhas às 15h00. Uma hora depois, é apresentado na Quinta da Comenda “Das mãos à memória”, uma exposição seguida de momento musical com Paulo Quintela, Sérgio Gonçalves, Sabine e Alexander Jerebtsova.