Geral

28 de 03 de 2024, 11:25

Diário

Associação assume gestão museu de emigração em Vila Nova de Paiva

Câmara de Vila Nova de Paiva entrega funcionamento do Centro de Memória das Migrações de Queiriga à Associação “Os Queiriguenses”, que vai receber apoio da autarquia

protocolo associação queiriga créditos câmara de vila nova de paiva

O Centro de Memória das Migrações de Queiriga, no concelho de Vila Nova de Paiva, vai ser gerido por uma associação local.

A Câmara de Vila Nova de Paiva e a Associação “Os Queiriguenses” assinaram na quarta-feira (27 de março) um protocolo de cooperação em que a Câmara assegura um apoio financeiro ao desenvolvimento das atividades regulares d’Os Queiriguenses.

O acordo também define as condições de funcionamento do Centro de Memória das Migrações de Queiriga, que funciona na antiga escola primária daquela que é conhecida como “a aldeia mais francesa” de Portugal.

A Câmara de Vila Nova de Paiva vai pagar 4 000 euros anuais à associação Queiriguenses, que “por sua vez fica responsável pelo bom funcionamento do Centro de Memória das Migrações”, sublinha o município.

Aberto há três anos, o Centro de Memória das Migrações de Queiriga foi criado com o objetivo de ser “um espaço de valorização” da diáspora oriunda daquela localidade do concelho, expondo memórias da comunidade emigrante espalhada pelos vários continentes. A Câmara investiu 150 mil euros no equipamento.