Geral

09 de 05 de 2024, 17:42

Diário

Autarquia de Mortágua já tem projeto pronto do Parque da Água

No Dia do Município, autarquia homenageou quem coletivamente promove o desenvolvimento do concelho

Dia do Município Mortágua

O presidente da Câmara de Mortágua anunciou que está em fase de conclusão o estudo prévio de arquitetura para a elaboração do futuro parque da água, uma infraestrutura que, segundo o autarca, vai criar uma “ampla oferta lúdica, desportiva e recreativa” na Albufeira da Aguieira. Esta é uma das apostas da autarquia na área do Turismo e que Ricardo Pardal destacou durante o discurso da cerimónia oficial do Dia do Município, que se realizou esta quinta-feira. Além de uma piscina flutuante, o Parque da Água (que irá surgir na zona do Valongo-Breda) terá zonas verdes e equipamentos de apoio que permitam a sua utilização durante todo o ano. Este projeto está referenciado no plano de ação do Investimento Territorial Integrado (ITI) da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), para financiamento no âmbito do Programa Portugal 2030, salientou o autarca socialista. Este é um dos investimentos que o presidente da Câmara quer ter no terreno nos próximos meses, assim como a ampliação do Parque Industrial, de forma a aumentar “a capacidade de instalação de novas empresas”.

O turismo, de acordo com Ricardo Pardal, é um dos vetores de desenvolvimento do concelho. O autarca destacou a criação juntamente com outros municípios vizinhos da Rota Mondego-Bussaco, um “destino turístico que tem a premissa aqui vive-se com tempo, damos tempo à natureza, à história, à gastronomia e ao vinho. Sentimos que sem pressas vivemos a vida em pleno”.
Em dia de feriado municipal, a autarquia fez também uma homenagem aos empresários que contribuem para o desenvolvimento do concelho, com a entrega da Medalha de Ouro Municipal à Cerâmica Vale da Gândara, que tem 67 anos de experiência na produção de tijolos tradicionais e telhas cerâmicas. Em 2007, a empresa foi comprada pelo Grupo La Paloma, um dos maiores grupos cerâmicos europeus. Atualmente, cerca de 65 por cento da produção é exportada para países como Espanha, Reino Unido, Angola e Coreia do Sul.

“Tino Lobo”, como é conhecido, foi a personalidade que recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.
Ricardo Pardal realçou o “cidadão ímpar” de 91 anos que “ainda tem papel relevante no panorama cultural de Mortágua”. “É uma referência para muitos agentes culturais do concelho e um forte impulsionador do associativismo”, disse. Também o Agrupamento de Escuteiros 1241 de Mortágua, que completa 35 anos de existência e vai receber a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.

No discurso de abertura, o presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca, criticou a baixa remuneração de quem tem cargos autárquicos. “Não são só os trabalhadores da saúde, os militares, a GNR, a PSO, os professores que devem ser melhor renumerados. Os funcionários públicos, as chefias autárquicas e quadros intermédios devem também ser melhor remunerados”, disse.