Geral

16 de 06 de 2023, 11:00

Diário

Carregal do Sal vai ter escola de formação para bombeiros

Câmara, Bombeiros Voluntários e Escola Nacional de Bombeiros assinaram protocolo para a criação de uma unidade local de formação especializada no antigo quartel da corporação, que deverá ser requalificado

assinatura protocolo carregal do sal formação bombeiros centro parceria projeto proteção civil

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Carregal do Sal

O concelho de Carregal do Sal vai ter um centro de formação para os bombeiros. A Câmara, os Bombeiros Voluntários e a Escola Nacional de Bombeiros assinaram na quarta-feira (14 de junho) um protocolo que oficializa a criação da Unidade Local de Formação especializada no município, numa cerimónia realizada nos Paços do Concelho.

O projeto foi acordado entre as três entidades. O presidente da Câmara, Paulo Catalino, destacou a importância deste projeto que “traz responsabilidades acrescidas para Carregal do Sal e para a região no que diz respeito à área da Proteção Civil” e sublinhou ainda a disponibilidade da Escola Nacional de Bombeiros na disponibilização de formação na área da Proteção Civil.

O autarca afirmou ainda que o protocolo constitui também um “primeiro passo” para o projeto de criação de um Centro de Apoio Logístico à Proteção Civil, que deverá ser instalado no antigo quartel dos Bombeiros de Carregal do Sal, para o qual estão também previstas obras de requalificação.

O futuro centro incluirá salas para formação e capacitação, bem como espaços para o Serviço Municipal de Proteção Civil, Centro de Coordenação Operacional Municipal e Centro Municipal de Operações de Socorro.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, Eduardo Abrantes, congratulou-se com a parceria firmada e falou de “um momento de extrema importância para os corpos de bombeiros, resultante de um trabalho de meses que o comandante da corporação de Carregal do Sal, Filipe Lopes, nunca deixou adormecer”.

O presidente da Escola Nacional de Bombeiros, Vítor Reis, reiterou a satisfação pelo compromisso assumido e que “reflete” a política de descentralização da instituição. O responsável vincou a mais-valia da Unidade Local de Formação, que poderá abranger outras áreas de formação.

Vítor Reis lembrou que “a criação desta ULF vem garantir a qualidade da formação ministrada e a particularidade de abranger os cursos Técnico de Proteção Civil (ministrados nas escolas) e bombeiros acrescendo formação de qualidade que poderá aliciar mais jovens para esta área”.