Geral

29 de 04 de 2024, 18:43

Diário

Ex-presidente da Câmara homenageado com monumento em Moimenta da Beira

Alexandre Gomes Cardia recebeu tributo a título póstumo no centro da vila. Escultura perpetua a sua memória por iniciativa da Assembleia Municipal

estátua alexandre gomes cardia moimenta da beira

Fotógrafo: Câmara de Moimenta da Beira

O ex-presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Alexandre Gomes Cardia, foi recentemente homenageado a título póstumo no concelho e a sua memória ficou gravada numa escultura agora patente no largo do Terreiro das Freiras, no centro da vila.

Falecido em 2017, aos 86 anos, Alexandre Gomes Cardia foi presidente da autarquia de Moimenta da Beira entre 1985 e 1993, tendo sido eleito pelo CDS. Foi ainda vereador durante três mandatos, membro da Assembleia Municipal e presidente da Assembleia de Freguesia de Moimenta da Beira.

O antigo autarca foi homenageado no 25 de Abril com a inauguração do monumento dedicado em seu nome e que projeta a ideia do movimento. O filho mais velho, Francisco Cardia, diz rever-se na escultura, considerando que representa o pai “como um ser inquieto, que não conseguia estar parado e tinha que se mexer constantemente”.

A imagem mostra também um homem que olha para o horizonte. "O Cardia era assim conhecido por todos nós", lembra o filho.

Ao longo da sua vida, também desempenhou outras funções no seio do concelho, tendo sido fundador e presidente da Casa do Povo de Moimenta da Beira, presidente do Clube de Desporto e Recreio, do Rancho Folclórico de Moimenta da Beira e do antigo Grémio da Lavoura.

A festa de homenagem foi promovida pela Assembleia Municipal. Na sessão de preito estiveram presentes os familiares do homenageado, o autor da escultura, Daniel Castro Gamelas, os membros do Executivo e da Assembleia Municipal, os presidentes das juntas de freguesia, ex-autarcas e populares.