Geral

29 de 06 de 2021, 12:57

Diário

João Caiado deixou a direção do Agrupamento Infante D. Henrique... ao fim de 30 anos

Ex-diretor diz que o maior desafio foi a integração dos alunos da comunidade cigana

joão caiado

Ao fim de 30 anos, João Caiado abandonou a direção do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, em Viseu.

A saída concretizou-se no início desta semana. O agrupamento é agora liderado por Dinis Augusto Saraiva.

Em declarações ao Jornal do Centro, João Caiado diz que fechou a porta do gabinete onde trabalhou três décadas com o sentimento de dever cumprido.

“O comando do agrupamento ficou entregue. Portanto, sinto com consciência tranquila que dei tudo pelos nossos alunos e que fiz tudo o que estava ao meu alcance para que o nosso agrupamento fosse reconhecido a nível local, regional e nacional”, afirma.

O ex-diretor do Agrupamento Infante D. Henrique diz que vai levar consigo “muitas recordações dos alunos, do pessoal docente e não-docente e dos pais”. “Sempre trabalhámos em conjunto e lado a lado para que os alunos tivessem o melhor”, acrescenta.

Para João Caiado, um dos trabalhos mais exigentes enquanto diretor foi a integração dos alunos da comunidade cigana, nomeadamente na Escola Infante D. Henrique e em Silgueiros.

“Foi um dos grandes desafios, tanto na escola-sede como em Silgueiros. Foi um trabalho que demorou muito tempo e onde foi dado um passo de cada vez, mas tem havido sucesso e integração que é a nossa preocupação”, explica.

João Caiado e a sua equipa conseguiram levar crianças e jovens para as salas de aula, mas também os próprios pais.

“Temos feito este trabalho. Nós inclusive tivemos o centro de educação e formação de adultos onde os pais dos alunos fizeram o quatro e o sexto ano e ainda conseguimos dar a alguns o nono ano. Investimos em toda a linha para que os comportamentos se alterassem”, remata.