Geral

29 de 08 de 2022, 16:24

Diário

Vouzela: Seca obriga ao transporte de mais de dois milhões de litros de água

Bombeiros já transportaram dois milhões e 500 mil litros em pouco mais de um mês. Além do abastecimento às várias localidades, autarquia tem levado a cabo várias outras ações

TRANSPORTE AGUA BOMBEIROS VOUZELA

Fotógrafo: DR

Em pouco mais de um mês, os Bombeiros Voluntários de Vouzela já transportaram dois milhões e 500 mil litros de água com o objetivo de abastecer várias localidades do concelho, nomeadamente Vouzela, Fataunços, Ventosa, Paços de Vilharigues e Alcofra. Esta é uma das medidas da autarquia para combater os efeitos da seca.

“Vouzela não está diferente de outros concelhos no distrito, estamos a fazer um esforço muito grande no sentido de fornecer água quer de qualidade, quer em quantidade, aos munícipes e quem nos visite”, garantiu Carlos Oliveira, vereador e vice-presidente do município.

Além do abastecimento às várias localidades, a autarquia tem levado a cabe várias outras ações para corresponder à falta de água. Atrasar a abertura das piscinas municipais para outubro é uma das medidas, assim como cortar nas regas, fazendo-as apenas em horários eficientes; monitorização do nível das captações; campanhas de sensibilização para que as pessoas poupem água em casa, seja através da fatura ou outros meios; preparar, em caso de necessidade, a reativação de furos ou a interligação de sistemas de água para dar maior robustez.

Carlos Oliveira disse ainda que o município também já fez “uma série de pedidos de licença à Agência Portuguesa do Ambiente para fazer novas captações subterrâneas, onde já se fizeram alguns furos”.

O autarca falou num trabalho diário “hercúleo”. “Isto requer diariamente um trabalho de dedicação e empenho de muita gente, colaboradores, bombeiros voluntários, de toda a nossa estrutura da autarquia”, disse, lembrando que esta é uma situação que ainda se vai prolongar.

“Estamos conscientes que é uma dificuldade que se vai manter pelo menos, e provavelmente, durante todo o mês de setembro devido ao período de seca que estamos a atravessar. Temos de minimizar e mitigar estas dificuldades e, por isso, planeámos e estamos a desenvolver um conjunto de ações para conseguirmos corresponder”, salientou.